} -->

Combater os principais fatores de risco e prevenir-se das doenças cardiovasculares

terça-feira, 15 de janeiro de 2013



Principais Fatores de Risco das Doenças Cardiovasculares 

Combater os principais fatores de risco e prevenir-se das doenças cardiovasculares é muito simples de entender. No entanto, na hora de colocar em prática, percebemos que existe uma grande diferença entre entender e fazer. Transformar os hábitos do cotidiano costuma ser um desafio que exige o nosso melhor. Por isso, durante este processo, é aconselhável um acompanhamento profissional multidisciplinar, que envolva, além do seu cardiologista, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
Vamos saber agora quais as principais medidas preventivas para minimizar o risco de doenças cardiovasculares?


Pare de fumar: Fumar aumenta em quatro vezes as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, é a principal causa de morte evitável no mundo. Eliminar por completo o hábito do tabagismo é a medida mais importante para prevenção das doenças cardiovasculares. Procure um profissional para saber as melhores medidas disponíveis para largar de vez o cigarro.
Pratique atividades físicas: Realizando 30 minutos de exercícios moderados todos os dias, você fortalece o músculo cardíaco, equilibra as taxas de colesterol, melhora o fluxo nos vasos sanguíneos e controla melhor seu peso, eliminando ou diminuindo a presença de importantes fatores de risco para as doenças cardíacas.
Cuide da alimentação: Uma dieta rica em fibras, verduras e frutas é essencial para prevenir quadros de colesterol alto e obesidade, fatores de risco diretos para os problemas do coração. O controle da ingestão de açúcar é essencial para prevenir quadros de diabetes, outro fator de risco ligado ao coração.
Controle a pressão arterial: É fundamental perceber que as medidas de prevenção às doenças cardiovasculares estão todas inter-relacionadas. A hipertensão ocorre quando as artérias do corpo estão enrijecidas ou obstruídas. E este fenômeno, por sua vez, está diretamente ligado a fatores como tabagismo, sedentarismo e má alimentação. Portanto, para controlar a pressão arterial e prevenir seu coração de complicações, é preciso cuidar de todos estes fatores. Faça a medição periódica de sua pressão com um profissional e procure seu médico caso ela atinja 140 por 90 mmHg.
Cuide do seu lazer e da sua vida afetiva: Hoje é sabido que a depressão é um dos fatores de risco para os problemas cardíacos. Cuidar dos seus relacionamentos afetivos e reservar espaço para momentos prazerosos são fundamentais para a prevenção deste quadro.




Faça check-ups e consulte seu médico regularmente: Acompanhar periodicamente seu quadro geral de saúde pode significar bons anos a mais de vida. Ao fazer o check-up, diversos problemas podem ser vistos e tratados antes de se transformarem em doenças mais sérias.





Fonte:www.seucoracao.com.br

 
Central Life © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions